Desporto motorizado próximo de se tornar membro da FIA

Luanda – A Federação Angolana de Desportos Motorizados (FADM) está próximo de se tornar membro observador das federações internacionais de Automobilismo (FIA) e de Motociclismo (FIM), face ao seu trabalho na promoção e desenvolvimento deste desporto.

O país solicitou a entrada em Dezembro de 2018 no Congresso do órgão internacional que decorreu em Sochi, na Rússia.

A instituição angolana cumpriu as exigências tendentes a sua filiação no órgão reitor do desporto motorizado mundial, pelo que tem grandes possibilidades de ser integrada na assembleia-geral deste organismo, em Dezembro próximo, em França, segundo o presidente da FADM, Ramiro Barreira.

O responsável falava no 2º Encontro Nacional dos Desportos Motorizados, em Luanda, explicando que tal adesão passa, entre outros, pela realização a nível local das assembleias geral e ordinárias, assim como a entrega de relatórios financeiros e actas, o que já ocorreu por parte de Angola.

“Esperamos que na próxima assembleia-geral em Dezembro a nossa federação possa ser admitida em ambas as organizações”, disse.

Referiu que o país tem adoptado as recomendações internacionais em provas motorizadas, de automóveis e karting, em função da sua realidade.

Ramiro Barreira fez saber que a entrada da federação angolana na FIA está a ser “apadrinhada” pelas congéneres da Namíbia e África do Sul.

Quanto a reunião, na qual estiveram membros das associações provinciais, representantes de clubes e pilotos, os participantes analisaram vários temas, com destaque para o novo regime jurídico da lei de bases das associações e o regimento das federações desportivas.

Assuntos ligados ao karting e desafios  da formação, regulamentação e aplicação do controlo anti-doping no desporto motorizado mereceram igualmente a atenção dos presentes ao encontro aberto pelo Secretário de Estado dos Desportos, Carlos Almeida.

Nele participaram o director regional da FIA para Àfrica, Stephen Harding, o representante da FIM/África, Andreas Brendel, e administrador da Federação Namibiana de Desportos Motorizados, Derek Jacobs.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *